Quando, estudante do ensino médio ainda, eu tomei contato com as ideias de Freud percebendo a profundidade e alcance surpreendente delas. Encontrei no pensamento Freudiano a explicação para muitos fenômenos humanos desde pensamentos até sentimentos e comportamentos. E além da explicação descobri caminhos para lidar com um número significativo de sofrimentos por meio da psicanálise, que são surpreendentes.
A psicanálise é tanto uma lente para olhar o mundo, a cultura e o ser humano quanto uma prática, que comumente é chamada "terapia" (ou terapia psicodinâmica). O método criado por Freud é chamado de associação livre e podemos resumir que tudo em uma sessão de psicanálise acontece por meio da palavra. O analisando encontra um ambiente seguro e de confiança onde pode falar qualquer coisa de sua vida, sentimentos e imaginação sem ser julgado. Além disso, o analisando encontra também uma escuta especializada e o profissionalismo em conduzir uma verdadeira investigação que conduz ao conhecimento de si. Momentos finos e muito especiais podem acontecer em uma sessão de psicanálise, que podem ressignificar vivências e desencadear a força necessária para mudar, para melhor, os rumos de nossa vida.
O trabalho com a técnica de Psicomotricidade Relacional de André Lapierre me ofereceu uma experiência de muita concretude com os conceitos Freudianos. Essa técnica trabalha com o jogo livre e traz para a dimensão do corpo e do comportamento a visão interpretativa de Freud. Como é mais difícil "mentir" com o corpo, o movimento da vida, que acontece no inconsciente surge nas sessões de Psicomotricidade Relacional com grande intensidade. As pulsões de agressividade e sexualidade deixam de ser ideias no jogo livre e se tornam experiências plenamente materializadas que se oferecem para a interpretação e análise do participante, guiado pelo Psicomotricista Relacional. Experimentei com essa técnica ferramentas de grande potência transformadora.
Hoje, depois de estudar e fazer a pós-graduação em Psicanálise Clínica, sinto o mesmo potencial transformador dentro das sessões de Psicanálise. A palavra que revela segredos que uma pessoa pode guardar muitos anos de si mesma é também uma ferramenta capaz de movimentar as forças guardadas dentro do ser. Sessões de Psicanálise bem conduzidas tem a condição de contribuir significativamente para o enfrentamento e superação de traumas, depressão, luto, ansiedade, fobias ou medos, compulsões, obsessões, conflitos e fixações.
Ver a superação dos analisandos é o que me move. Um bom profissional pode contribuir significativamente para o bem estar e paz interior das pessoas. Ao fim do processo o analisando pode caminhar com suas próprias pernas e adquire as condições para elaborar adequadamente suas questões e buscar com clareza e objetividade suas próprias respostas, se cumprindo assim o papel do analista.